terça-feira, 11 de junho de 2013

Rômulo Gouveia e Estela Bezerra visitam UPS do bairro de Mandacaru e prestigiam Coral Uma Nota Musical que Salva

 


Terça-feira, 11 de junho de 2013 - 17h58
A Unidade de Polícia Solidária (UPS), do bairro de Mandacaru, em João Pessoa, tem contribuído com a redução dos índices de criminalidade naquela comunidade. Em relação ao primeiro semestre de 2011 e de 2012, a redução é acima de 10% este ano no caso de crimes violentos, letais e intencionais, segundo informou o comandante do 1º Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel Almeida Martins. 
Texto: Josélio Carneiro
fotos: José Lins Nascimento / Secom-PB
Nesta terça-feira (11), a UPS de Mandacaru recebeu a visita do vice-governador Rômulo Gouveia e da secretária de Comunicação Institucional, Estela Bezerra, além de representantes de instituições e entidades parceiras da unidade e da comunidade.
Rômulo Gouveia avaliou que os resultados das nove Unidades de Polícia Solidária implantadas em João Pessoa e e outras duas instaladas em Campina Grande pelo atual Governo são positivos. “Nós já temos resultados significativos. O trabalho das unidades solidárias tem uma integração muito forte com as comunidades, a exemplo de Mandacaru e Padre Zé”, afirmou.
O vice-governador destacou o papel dos parceiros da Polícia Militar como o Detran, o Sindicato dos Taxistas de João Pessoa, o projeto Uma Nota Musical que Salva, dentre outros atores sociais. “A polícia não é só para prender, faz também um trabalho pedagógico, educativo, com diálogo, e a meta do governador Ricardo Coutinho e minha é no sentido de ampliar o número de Unidades de Polícia Solidária pelo Estado afora”.
A secretária Estela Bezerra, por sua vez, destacou os benefícios que o projeto da UPS leva às comunidades. “O projeto modifica a relação da comunidade com a polícia e modifica a visão da segurança pública feita pelo Estado dentro das comunidades. A UPS modificou a realidade aqui de Mandacaru, baixou de 2011 para cá de forma impressionante os índices de homicídios e depoimentos de taxistas apontam que diminuiu também a incidência de crimes contra esse segmento de trabalhadores. Então o resultado é extremamente positivo”, declarou.
O presidente do Sindicato dos Taxistas de João Pessoa, Antonio Henriques Filho, fez questão de cumprimentar Rômulo Gouveia e Estela Bezerra para agradecer pelos resultados positivos que alcançados pelas UPS na capital. “Com certeza, com a implantação da Polícia Solidária diminuiu muito o índice de assaltos e tentativas contra nossos taxistas. Em 2011, foram registrados 28 assaltos e até morte. Em 2012, o índice caiu para oito assaltos e esse ano até agora apenas três casos. Eu atribuo ao grande trabalho que a polícia vem fazendo”, enfatizou. Ele elogiou ainda a abordagem feita aos taxistas com os passageiros, cuja ação, segundo afirmou, tem contribuído com a queda da violência contra esses profissionais.
O tenente coronel Almeida Martins afirmou que a visita das autoridades à UPS de Mandacaru, que será feita às demais unidades, representa o reconhecimento do trabalho realizado pelos policiais militares junto às comunidades. “Precisamos melhorar, mas avançamos muito e essa visita do vice-governador Rômulo e da secretária Estela Bezerra é um estímulo desses agentes de segurança que cada vez mais estão mais próximos da comunidade”, disse.

A presidente do Conselho Comunitário de Segurança da Região de Mangabeira, Abimadabe Vieira, destacou a necessidade das UPS serem visitadas pelas autoridades como forma de proporcionar uma maior integração governo/população. “Essa visita de Rômulo e Estela é muito significativa para esses atores de segurança pública e a sociedade civil”, afirmou Abimadabe.
O comandante da UPS de Mandacaru, capitão PM Antonio de Sousa Santos, acredita que as visitas das autoridades se traduzem em futuras novas parcerias porque mais pessoas, mais ideias surgirão com o objetivo de contribuir com o trabalho da Polícia Militar. “Essa visita eu vejo como uma ação de Estado no bairro de Mandacaru”, comentou.
Música como inclusão social – Depois da apresentação do coral da ONG ‘Uma Nota Musical que Salva’, a secrtária Estela Bezerra comentou que “a sociedade também tem muito a fazer na construção desse ambiente protegido, que não é somente aquele com polícia ostensiva, mas o ambiente protegido e seguro, onde você tem paz e harmonia e o cidadão de bem, a criança, o idoso ocupam os espaços públicos, espaços de todos nós”.
O projeto Uma Nota Musical que Salva surgiu em Mandacaru no ano de 2011 com a proposta de ensinar música a crianças e adolescentes do bairro numa ação de inclusão social para que elas não se tornem vítimas das drogas. Foi idealizado pelo casal Lauriceia e Severino e tem como apoiadores o Detran, a Polícia Militar, o Sindicato dos Taxistas de João Pessoa, Polícia Rodoviária Federal, comerciantes e ganhará novos parceiros em breve, a exemplo da Capitania dos Portos da Paraíba.
Polícia Solidária – Atualmente existem 10 UPS em todo o Estado – nove em João Pessoa e uma em Campina Grande. A instalação dessas unidades nos bairros permite agilizar o atendimento nessas áreas, promovendo uma melhor aproximação junto à comunidade. A população pode acionar diretamente os policiais de plantão usando a ‘Linha Direta’. Dessa forma, não é necessário ligar primeiro para o Ciop.
EM JOÃO PESSOA
UPS do Alto do Mateus: (083) 8879-2590
UPS de Mandacaru: (083) 8619-2213
UPS da Bola na Rede: (083) 8716-7927
UPS do São José: (083) 8628-7040
UPS da Bela Vista: (083) 8797-2717
UPS Jardim Planalto: (083) 8835-1228
UPS Róger: (083) 8714-0119
UPS Jaguaribe: (083) 8818-5369
UPS Geisel:(083) 8806-9501
EM CAMPINA GRANDE
UPS Mutirão: (083) 8820-7211
UPS Pedregal: (083) 8864-1483

Vice-governador Rômulo Gouveia e secretária de Comunicação Estela Bezerra visitam UPS Mandacaru



11/06/2013

Rômulo e Estela assistiram apresentações das crianças do projeto 'Uma Nota Musical que Salva' (Fotos: Ricardo Sérgio)
O governador em exercício do Estado da Paraíba, Rômulo Gouveia, e a Secretária de Estado da Comunicação Social, Estelizabel Bezerra, visitaram na manhã desta terça-feira (11) a Unidade de Polícia Solidária de Mandacaru (UPS). A unidade, umas das primeiras a ser instalada no Estado (em outubro de 2011), tem promovido a aproximação com a comunidade e garantindo maior segurança para a população local.

“Até as categorias que se fazem presente no bairro, como a dos taxistas, tem relatado para nós que a incidência da violência diminuiu. Também temos nessa área um excelente exemplo da interação entre polícia e sociedade, buscando a construção da paz social e da melhoria de vida para os mais necessitados”, comentou Estela, ao citar o projeto ‘Uma Nota Musical que Salva’, que há quase dois anos é desenvolvido em Mandacaru, pelo voluntariado, e conta com o apoio da Polícia Militar.

A iniciativa tem incluindo socialmente crianças na faixa etária a partir de três anos, através do ensino da Música, Línguas e Artes. Na manhã desta terça (11), Estela e Rômulo conheceram um pouco mais do projeto e do talento das crianças, que se apresentaram tocando e cantando quatro músicas – a maior parte delas nordestina.

Tudo foi acompanhado pelo Sargento Edílson, regente da banda da Polícia Militar e também regente oficial do projeto. Empolgado com a consistência do projeto, o Governador em exercício, Rômulo Gouveia, garantiu buscar parceiros para estruturá-lo ainda mais.

Recentemente, a Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social e o Comando Geral da Polícia Militar realizaram doações de alguns instrumentos e uniformes finos para as apresentações musicais das crianças.

Além do projeto ‘Uma Nota Musical que Salva’, os gestores estaduais tiveram a oportunidade de conhecer de perto, nesta manhã, a doutrina de policiamento solidário e seus resultados, sobretudo em Mandacaru.

Participaram da visita à UPS o Coordenador de Direitos Humanos e Integração Comunitária da PMPB, tenente coronel Valterlins Dutra; o comandante da UPS Mandacaru, capitão Antônio de Souza; o comandante do 1º Batalhão, tenente coronel Almeida Martins; o coordenador de Comunicação e Marketing da PMPB, major Gilberto Felipe; além de representantes da Capitania dos Portos e dos Conselhos Comunitários de Segurança de Mangabeira (Abimadabe Vieira) e Manaíra (Severino Oliveira) .

Crianças tocaram e cantaram quatro músicas, sob-regência do sargento Edílson
Governador em exercício garantiu apoio do Estado ao projeto
Gestores conheceram de perto a doutrina de policiamento solidário

Fonte: Assessoria de Imprensa da PM

domingo, 9 de junho de 2013

Seja um voluntário do projeto Uma Nota Musical que Salva

Crianças e adolescentes do bairro de Mandacaru, em João Pessoa-PB aprendem música com instrumentos doados. Vilão, flauta, dentre outros. Se você é empresário ou tem vontade de ajudar o projeto Uma Nota Musical que Salva, visite essa garotada.

Mais informações no blog www.1notamusicalqsalva.blogspot.com Crianças e jovens estão sendo protegidos por pessoas de bem, para que não sejam vítimas de traficantes. Adote esse projeto, doe um instrumento musical. A Polícia Militar, a Polícia Rodoviária Federal, empresários do bairro, são parceiros desse projeto de inclusão social através da música. Faça parte desse movimento pela vida. Leve alegria a esses anjos de Deus.